Um simples exercício para aliviar tensões no pé
Dando continuidade aos exercícios que trabalho em consultório, o método Rolf, falarei aqui da segunda sessão, os pés.
Quando você trabalha os pés, pense neles como sua base.Agora imagine seu corpo como uma casa. Para garantir uma boa estrutura de sustentação desta casa, é preciso se certificar de que a fundação está perfeita. Então, imagine como você deveria cuidar dos seus pés.
Isso porque, muitas vezes, “você anda nas nuvens”, e literalmente não sente seus pés no chão. Você já parou para pensar como seus pés se apoiam contra o chão? Se o peso do seu corpo está distribuído de forma equilibrada nos dois pés? E o apoio dos pés, onde está concentrado? O que acontece com seus pés quando você fica o dia todo de salto alto ou um sapato social? Como eles conseguem se movimentar?
Gosto muito deste tema porque quando chego no trabalho dos pés, vejo que a grande parte dos meus pacientes desconhecem seus pés e ficam encantados quando os “apresento”. O melhor de tudo isso é que quando eles descobrem essa nova parte de si, todo o corpo se modifica e isso é incrível.
A primeira vez que recebi essa sessão, foi fantástica. Acho que foi a partir desse momento que comecei a questionar muito meus calçados.
Muitos calçados que temos hoje tem salto e bico fino, o que pode causar um grande aperto e cansaço nos nossos pés. Certas ocasiões nos pedem esse tipo de sapato, mas podemos ajuda-los fazendo algum tipo de massagem ou exercícios para aliviar essas tensões.
Um exercício que utilizo muito, pode ser feito com uma bolinha de tênis. Divida mentalmente a sola do pé em três regiões (retropé, mediopé e antepé).
Em pé e com os pés paralelos, coloque a bolinha no retropé (calcanhar) e pise como se você estive pisando no chão, como se quisesse “estourar” a bolinha. Permaneça por pelo menos 40 segundos. Troque a bolinha para o mediope (bem no meio do pé) e repita o procedimento. Por último, faça isso no antepé (a bolinha quase encosta nos dedos). Pronto. Antes de fazer no outro pé, retire a bolinha e deixe os dois pés no chão. Sinta a diferença.
Perceba inclusive a diferença de cada lado do corpo (pernas, glúteos, tronco, braço, rosto).
Agora repita do outro lado. Seus pés agradecem!
Depois me contem como se sentiram.