Qual é a forma certa para respirar?

Conforme solicitado por vocês, vou montar a partir de agora um programa de exercícios conforme a ordem que trabalhamos no Método Rolf. Esse método tem um protocolo dividido por partes do corpo. Hoje vamos conversar sobre a respiração.

A primeira coisa que fazemos ao nascer, é a respirar, mas nos esquecemos dessa respiração frequentemente (por ansiedade, asma, tensão). Para Dra. Ida Rolf, e diversas outras técnicas milenares, ela é início de qualquer trabalho de educação corporal. Com a respiração solta, conseguimos realizar as tarefas mais facilmente.

O principal músculo da respiração é o diafragma, que se localiza logo abaixo das nossas costelas. Com o diafragma solto, permitimos uma maior mobilidade na caixa torácica que empurra os órgãos para baixo, e acaba “fazendo uma massagem” nesses órgãos, inclusive no intestino. Então quem sofre de prisão de ventre, aí vai a dica. Soltem a respiração! O primeiro exercício é bem simples. Dê uma respiração livre e profunda por dia. Como se você fosse chorar. Um verdadeiro suspiro. Sem vergonha e sem medo. No segundo exercício quero que fique de pé e afaste as pernas. Desça seu tronco curvando para frente e encoste as mãos no chão. Lembre-se não é um alongamento, então você pode abrir as pernas o quanto quiser para conseguir encostar as mãos no chão. Solte bem a cabeça, como se ela quisesse cair no chão. Nessa posição, dê uma inspiração profunda e solte todo o ar, sentindo bem o diafragma. Quando soltar o ar, pode até soltar a voz, como fazem os praticantes de ioga. No próximo artigo vou ensinar um exercício simples para seus pés que vai aliviar toda a tensão que tem acumulada por lá. Boa respiração a todos!