Porque a depressão assombra milhares de pessoas

Segundo pesquisas recentes de 2017 da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade,e a quinta maior taxa na depressão.

A depressão é uma doença silenciosa e muito solitária. Perceber ela presente em si, já é um fato muitas vezes difícil, e até assustador. O primeiro passo é olhar para dentro de si, e aceitar o que o corpo te apresenta. A partir daí, você pode se tornar mais consciente para sair de um piloto automático que o próprio corpo se “viciou” . No final desse artigo, eu dou algumas dicas do que seu corpo pode para sair desse ciclo vicioso.

Tecnicamente falando, o cortisol é um hormônio produzido no cérebro pelo eixo hipotálamo-pituitária, e secretada pelas suprarrenais. Numa pessoa normal, quando o cortisol sobe, o hipotálamo desacelera a estimulação das suprarrenais e o nível de cortisol diminui e o corpo entra novamente em homeostase.

A função normal do cortisol é de ajudar o corpo a reagir ao estresse e a mudança. Porém, quando produzido em excesso pelo organismo, intoxica os órgãos do corpo, estando ligado a perda óssea e de massa muscular, além de baixa imunidade e depressão. Em pessoas ansiosas e depressivas, por exemplo, os níveis de cortisol estão cronicamente elevados.

Outras pesquisas publicadas por cientistas na China, Inglaterra e Estados Unidos, têm comprovado que altos níveis de cortisol estão ligado a estado emocionais negativos e, contrariamente, que baixo níveis de cortisol estão ligados a sensação de bem estar.

Segundo Peter Weissberg, diretor médico da British Heart Foundation, realizou uma pesquisa que mostra que as pessoas felizes têm menos substâncias químicas perigosas do estresse no corpo. A psicofarmacologista Dra. Candance Pert, estudou as moléculas das emoções, comprovou que a mudança de humor afeta cada célula. Portanto, quando estamos deprimidos, nossos órgãos,como por exemplo o fígado e rins, também ficam tristes.

Podemos detectar, dentro da microfisioterapia, a fragilidade do hopotálamo e da suprarenal devido a algum trauma vivido e conseguimos identificar a causa e “apagar” essa memória. Estudos recentes, mostram que programas xenobióticos, ou seja, programas do meio ambiente que se introduziu no corpo ou uma contaminação mental proveniente do exterior como falsas convicções, crenças, pensamentos negativos, obsessão, cria uma inflamação, fragilizando a suprarrenal.

Na Leitura Biológica, a suprarrenal está ligada aos indivíduos que perderam o norte ou seu rumo. Ficam na dúvida qual a melhor decisão a ser tomada – chamamos o conflito da ovelha – Na natureza, é preciso ser rápido. Há um perigo de morte para o animal que se afastou do seu rebanho. Então a solução é não se mexer. No entanto, o indivíduo se sente que foi incapaz de tomar uma boa decisão. Ex: “não devia ter mudado de trabalho” ou “não devia ter casado”.

Isso faz o pico do cortisol mudar seu horário, que é as 8hs da manhã. Quando isso acontece, o indivíduo começa a acordar de madrugada e fica cansado pela manhã. Hipotensão, emagrecimento, pele fria e até a depressão dita anteriormente, são sintomas comuns.

Dicas:

  • faça exercícios regularmente;
  • dê um abraço por dia em qualquer pessoa;
  • vá dormir cedo e pelo menos 7 horas por noite;
  • observe com atenção sua alimentação – hoje se faz muito o uso de toxinas nos alimentos;
  • cuidado com a automedicação;
  • preste atenção no ambiente que você vive – busque ambiente com vibrações e pensamentos positivos.
  • seja feliz! Busque a felicidade, mas lembre-se que ela não é um fim, mas sim um estado contínuo na sua vida.