Organização pessoal e emocional

Existe um hábito tão importante para a qualidade de vida que se torna quase uma virtude: a organização pessoal.

2020 é o ano que marca o começo de uma nova década, e é um bom momento para nos renovar também. Todo começo de ano gera em nós um sentimento de esperança, vontade de recomeçar, retomar sonhos, nos livrar de velhos hábitos ruins e adquirir hábitos mais saudáveis.

Um dos princípios da organização é o planejamento, e que começa pelo estabelecimento de prioridades de acordo com seu momento na vida. É importante analisar quais situações e decisões são urgentes e quais podem ser resolvidas com um tempo maior. Ter mais clareza das prioridades das suas tarefas é sempre um bom ponto de partida. Isso nos ajuda a definir o que é realmente importante antes de seguir para a próxima etapa do planejamento.

O segundo passo é pensar em quais são seus objetivos e metas neste ano que se inicia. Se é aprender um novo idioma, trocar de carro, fazer uma viagem… Ter essas questões claras em mente torna mais fácil a organização de ações para executar as tarefas.

Existem ferramentas que podem auxiliar nessa organização e tornar sua vida mais fácil. As agendas, por exemplo, podem ser grandes amigas nesse processo de organização pessoal. Anotar compromissos e tarefas é uma maneira de visualizar com mais facilidade o que precisa ser feito — e o que você pretende fazer com esse panorama. Você pode optar por agendas convencionais ou planners que são fáceis de achar em papelarias ou até mesmo livrarias. Se você é mais adepta aos meios digitais, existem diversos aplicativos que podem auxiliar desde sua organização de tarefas pessoais e até mesmo com as finanças.

Para além dessas questões de organização financeira e de tarefas práticas, precisamos nos atentar a outro aspecto que também exige um cuidado especial: a nossa organização emocional.

Essa organização emocional precisa ser constante, de forma que se retire da mente e dos sentimentos o que já não serve mais.Precisamos reorganizar sempre o espaço que cada sentimento e situação ocupam dentro de nós.

Aproveite o início de década para fazer uma limpeza emocional. Deixe que a mente e o coração sempre com espaço e disponibilidade para processar o que precisa ser processado. A meditação, por exemplo, é um ótimo instrumento para organizar os pensamentos e, quando praticada regularmente, pode ajudar a trazer clareza e tranquilidade.

Começar o ano de forma organizada traz vários benefícios para a sua vida. Com rotina e prioridades estabelecidas, você tem mais tempo para estar com a família, com os amigos e, principalmente, para cuidar de você (que deve ser uma prioridade neste planejamento).

É bom manter seus objetivos e estratégias claras para chegar onde você pretende e realizar seus sonhos. Porém, tenha em mente que você não tem controle sobre tudo isso Mesmo quando os planos não saem como o planejado, ainda está tudo bem. Como nem tudo está sob o nosso controle, ter essa consciência é importante para evitar situações de frustração e ansiedade.

Sua organização pessoal não precisa ser uma cobrança ou algo pesado. Nos organizamos para fazer o melhor que podemos, no tempo que temos, com o objetivo de terminar o dia ou o ano com a sensação de dever cumprido.